sábado, 14 de janeiro de 2012

Air Bag item obrigatório de Segurança!

      
      Agora são 30% o quantitativo de automóveis e veículos em produção, nacionais ou importados, que devem, obrigatoriamente, possuir Air Bag duplo, ou seja, Air Bag frontal para o motorista e passageiro.
            Sendo que em janeiro de 2013 serão 60% e em Janeiro de 2014 - 100% dos veículos. Lembrando que se enquadram nesta resolução tanto os veículos para transporte de passageiros quanto os para transporte de carga.

        A Resolução nº 311 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) de 03 de Abril de 2009 trouxe o seguinte cronograma de implementação:

DATA DE IMPLANTAÇÃO PERCENTUAL DA PRODUÇÃO
  • 01 de janeiro de 2010 - 8%
  • 01 de janeiro de 2011 - 15%
  • 01 de janeiro de 2012 - 30%
  • 01 de janeiro de 2013 - 60%
  • 01 de janeiro de 2014 - 100%
Veja a Resolução na íntegra:
Ver na íntegra a Resolução do CONTRAN nº 311

Você sabe o que é o Air Bag?
     Airbag, também conhecido por bolsa de ar ou almofada de ar, é um componente de segurança dos carros, que pode ser usado em algumas máquinas industriais e em robôs de pesquisa, que funciona de forma simples: quando o carro sofre um grande impacto, vários sensores dispostos em partes estratégicas do veículo (frontal, traseiro, lateral direito, lateral esquerdo, atrás dos bancos do passageiro e motorista, tipo cortina no forro interno da cabina) são acionados emitindo sinais para uma unidade de controle que por sua vez checa qual sensor foi atingido e assim aciona o airbag mais adequado.
     Este dispositivo é constituído de pastilhas de nitrogênio que são acionadas por uma descarga elétrica pela central eletrônica dentro de um balão de ar muito resistente, que é o próprio Airbag; este, por sua vez, se enche rapidamente, amortecendo assim o choque e evitando que motorista e passageiros sofram danos físicos principalmente no rosto, peito e coluna. Para evitar o sufocamento, o Airbag vai perdendo pressão após o acionamento. (Fonte: Wikipédia)

Veja o funcionamento do Airbag em Câmera Lenta:


Nenhum comentário:

Postar um comentário